terça-feira, novembro 14, 2017

Laureado 2017 - Michael Dobbs

Poucos desconhecem, principalmente talvez pelo Kevin Spacey, o fenômeno chamado House of Cards. Eu também o conheci assim, no Netflix. Até que alguém me disse: “sabia que a série original é britânica?”; e não tive outra opção senão procurá-la (é homônima e também está no Netflix). Mas as surpresas não pararam por aí, e após assistir a primeira temporada, descobrir tratar-se de um livro — na verdade três livros — no qual ambas as séries foram baseadas.

Não me recordo de ter lido um livro por causa de uma série ou filme, embora já tenha visto filmes cujo livro tenha lido. Esse caminho inverso me foi novo, me foi diferente, me causou um bom estranhamento. E ler a trilogia me levou a rever todas 5 temporadas da série americana e as 3 temporadas da série britânica, fazendo uma analise comparativa delas juntamente com os 3 livros. Análise profunda de crossmídia! Foi uma grande alegria encontrar uma narrativa tão forte que pudesse ser explorada de tantas maneiras, e tão bem executadas em todas elas.


E por ser a fonte original de tamanho potencial literário, Michael Dobbs recebe em 2017 esta Láurea.

Nenhum comentário: